Conselhos para quem usa lentes de contacto

in lentes de contacto, alcon

Seja qual for o tipo de lentes de contacto usado, é imperativo conhecer alguns hábitos simples para proteger os olhos e manter a qualidade e o conforto das lentes de contacto.

Em comunicado enviado às redações, a Alcon, empresa especializada em cuidados de saúde visual, partilhou 10 conselhos essenciais para a manutenção das lentes de contacto.

1. Lavar sempre as mãos: Antes de manusear, colocar ou retirar as lentes de contacto, as mãos devem estar bem lavadas – lave-as com um sabão neutro que não contenha óleos, creme ou perfume - e secas com uma toalha limpa.

2. Evitar produtos que contenham aerossol: Evite utilizar produtos como laca para o cabelo antes de colocar as lentes de contacto, pois o aerossol pode causar irritação e ardor nos olhos.

3. Consultar sempre um profissional: Sempre que necessitar de substituir ou escolher um sistema de manutenção ou lentes de contacto novas, recorra ao seu oftalmologista para que este aconselhe o mais adequado.

4. Deve maquilhar-se depois de colocar as lentes de contacto: Da mesma forma, só se deverá desmaquilhar depois de retirar as lentes de contacto.

5. Ter sempre à mão um par de lentes de contacto suplente: Procure levar sempre consigo um par de lentes de contacto suplente, para o caso de perder alguma ou para situações inesperadas.

6. Não utilize lentes de contacto fora do prazo: Verifique sempre o prazo de validade das suas lentes de contacto antes de as colocar.

7. Cumpra sempre o plano de substituição das lentes, definido pelo fabricante.Não utilize as suas lentes mais tempo do que o indicado pelo seu oftalmologista ou pelo fabricante das lentes.

8. Tenha sempre à mão um par de óculos de graduação recente: Para não sofrer qualquer constrangimento nos momentos em que não pode usar lentes de contacto.

9. Cuidado a manipular produtos que podem causar irritação: Tenha cuidado ao utilizar cosméticos, loções, sabões, cremes ou desodorizantes que podem provocar irritações se entrarem em contacto com os olhos.

10. Retire as lentes de contacto antes de se expor a algum tipo de vapor que possa causar irritações: Caso saiba que se vai expor a algum tipo de vapor irritante ou nocivo, retire as lentes de contacto primeiro para evitar incómodos.

Fonte: Notícias ao Minuto